Pesquisar este blog

10 de junho de 2017

Cromoterapia


Técnica que utiliza as cores para restabelecer o equilíbrio emocional atuando na causa das doenças e possibilitando sua cura. Vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações — Egito antigo, Índia, Grécia e China — com o objetivo de harmonizar o corpo, atuando do nível físico aos mais sutis.

Sua ação energética tem sido utilizada como meio terapêutico. Neste sentido, o que ela faz é utilizar a frequência luminosa para conseguir equilibrar a saúde física, mental e espiritual, deixando uma sensação de bem-estar.

A cor em um processo de cura
 Através da cromoterapia é possível equilibrar algumas emoções e sentimentos. Isso porque com a técnica podemos alinhar os principais pontos energéticos do corpo, ou seja, os Chakras. E assim podem-se amenizar sensações de tristeza e melancolia e até medos.

A exposição de uma cor em nosso corpo se transforma em frequências vibracionais que tem consequência em nossas emoções. Outras técnicas atuam juntamente com a cromoterapia, como Hidroterapia, Reiki e Feng Shui.
Na cromoterapia se utiliza sete cores do espectro solar. São elas: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. A técnica já foi reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma terapia alternativa capaz de ajudar as pessoas e diminuir os sintomas da enxaqueca e outras enfermidades.

A relação das cores com a emoção
 Você já percebeu que cores escuras podem deixar você mais triste e melancólico? E porque a cor laranja ou amarela te deixa mais feliz? E a cor branca que transmite uma sensação de paz? A ciência explica. As cores interagem diretamente com as nossas emoções.
E estas cores podem estar representadas em ambientes, roupas, alimentos, objetos em geral. Elas agem tão fortemente sobre nós que representam o nosso estado de espírito.  Por isso, elas podem atuar de forma benéfica como também não. Observe a cor do ambiente de sua casa e as roupas que veste, conforme a cor é possível notar que diversos sentimentos se expressam de acordo com cada pigmentação.
Benefícios da cromoterapia
·         Diminui o cansaço físico;
·         Proporciona sensação de bem-estar;
·         Melhora a circulação sanguínea;
·         Diminui a enxaqueca;
·         Estimula o sistema nervoso central;
·         Melhora a qualidade do sono;

Os significados das cores na cromoterapia




Vermelho: Chakra da Raíz ou Básico. Significa paixão e energia. É uma cor quente associada ao poder e a excitação. Os efeitos no corpo é o aumento da frequência cardíaca;

Laranja: Chakra do Sacro ou Sexual. Representa alegria e sucesso. O efeito no corpo é que estimula a circulação sanguínea e pode ser usada para o tratamento de problemas respiratórios;

Amarelo: Chakra do Plexo Solar. Representa luz e descontração. Vitaliza o coração;

Verde: Chakra do Coração ou Cardíaco. Representa esperança e saúde. Simboliza a natureza e esta relacionada à renovação. Ajuda a acalmar;

Azul: Chakra da Garganta ou Laríngeo. Representa tranquilidade e harmonia. Também é associado à depressão. É refrescante atuando para problemas de garganta e febre em geral;

Anil-índigo: Chakra do Terceiro Olho ou Frontal: indicado para harmonizar e equilibrar todo o corpo. E não apresenta contraindicações;

Violeta: Chakra da Coroa ou Coronal: Ligada à espiritualidade. Funciona como anti-inflamatório.


                             



ÁGUA SOLARIZADA – A ENERGIA DO SOL

A simplicidade da ideia de usar os raios solares para a desinfecção da água tem aquele toque de gênio que faz com que todos queiram saber porque nunca se pensou nisso antes. Certamente parece ser mais prático para uma boa dona de casa do Terceiro Mundo deixar algumas garrafas de água no sol por um dia, do que usar lenha valiosa e cada vez mais escassa para fervê-la.


O emprego do sol na esterilização da água deve-se aos efeitos da radiação solar sobre os agentes patogênicos. Por exemplo:
  • Raios UV-A: interferem no metabolismo e destroem as estruturas celulares das bactérias.
  • Raios UV-A )320-400nm): reagem com o oxigênio dissolvido na água e produzem formas reativas de oxigênio (radicais livres de oxigênio e peróxidos de hidrogênio), que danificam os patógenos.
  • Radiação Infravermelha (IV): aquece a água e realiza a desinfecção
A ideia de utilizar a luz solar como método de purificação da água foi apresentada no artigo Desinfection of Oral Rehydration Solutions by Sunlight (Desinfecção de soluções de soluções de hidratação oral pela luz solar), de autoria dos pesquisadores Aftim Acra, Yester Karahopian, Zeina Raffoul e Rashid Dajani, do Departamento de Desenvolvimento em Saúde, da Universidade Americana de Beirute e partiu da necessidade de auxiliar a população de áreas com baixo saneamento e escolaridade a controlar a proliferação de agentes patogênicos causadores de doenças, principalmente, a diarreia, causadora de desidratação severa que pode levar a óbito crianças e idosos. 

A pesquisa, publicada originalmente na revista científica The Lancet, demonstrou os resultados do método de solarização na inativação das seguintes bactérias: Escherichia coli, Vibrio cholerae, Streptococcus faecalis, Pseudomonas aeruginosa, Shigella flexneri, Salmonella typhy, Salmonella enteridis, Salmonella paratyphy e também os vírus Bacteriófago f2, Rotavírus, Encefalomiocardite e cistos de Cryptosporidium SP. Saiba mais aqui.

O método consiste em deixar a água ou a solução para reidratação oral no sol durante várias horas, em recipientes de vidro incolor ou de plástico transparente (1). O método também é eficaz em dias parcialmente nublados, embora seja então necessário mais tempo de exposição. Os autores (2-3) sugerem que - para maior segurança e para evitar a necessidade de medição precisa - as donas de casa devem ser aconselhadas a expor a água desde a manhã (o mais cedo possível) até o final da tarde. A água pode, então, ser armazenada no mesmo recipiente por um ou dois dias.
Então como solarizar a água para utilizá-la em seu dia-a-dia? 
Embora os autores do método tenham sugerido a utilização de garrafas PET, hoje sabemos que o emprego de garrafas de vidro é muito melhor pelo fato do plástico liberar substâncias tóxicas quando aquecido tais como o Bisfenol. Sendo assim, recomenda-se utilizar garrafas ou recipientes de vidro, de preferência transparentes. Pode ser qualquer tipo de garrafa e o ideal é aproveitar o que você tiver à mão: garrafinhas de cervejas (tipo as da Skol Beats), garrafas de suco, jarras de vidro, etc.





Depois de escolher sua garrafa, basta colocar água potável dentro deste recipiente, proteger com uma tampa SEM VEDAR e expor ao sol por no mínimo 3 horas ao sol. Não podemos vedar o recipiente para que o cloro, o flúor e outras substâncias indesejáveis derivadas do tratamento da água sejam liberados na forma de gases. Basta colocar um filó com um elástico ou a tampa sobreposta para que os gases possam ser liberados.

Para que não restem dúvidas sobre o processo assista o vídeo a seguir, com as dicas da química Conceição Trucom, autora do site Doce Limão.


                                                 



ÁGUA SOLARIZADA & CROMOTERAPIA
Depois de obtida a água purificada pela energia solar, pode-se ainda preparar águas especiais em garrafas de vidro, coloridas ou incolor envolta em celofane colorido, segundo a energia vibracional que deseja-se receber ou oferecer para alguém que a necessite. 
Alerta: Se a sua água tem risco de estar contaminada por patógenos, primeiro solarize conforme acima, em garrafas de vidro incolor e transparente, e só depois use a cromoterapia como um segundo tratamento.

           



Formas de usar a ÁGUA AZUL SOLARIZADA:

- Tomar a água durante seu dia normalmente (pode deixar na geladeira)

- Adicione pouco ao seu café, chá, chocolate, suco, etc.

- Adicionar ÁGUA AZUL SOLARIZADA em tudo o que você cozinhar - Macarrão, sopa, aveia, ovos mexidos, etc. Lembre-se, apenas uma gota de ÁGUA AZUL SOLARIZADA, solariza tudo.
- Adicione um pouco de ÁGUA AZUL SOLARIZADA em sua máquina de lavar para lavar roupas.
- Borrife nas roupas em sua máquina de secar.
- Coloque no radiador de seu carro.
- Adicione à água do banho.
- Borrife-se com ÁGUA AZUL SOLARIZADA após o banho.
- Borrife o ar dos quartos, sala com ÁGUA AZUL SOLARIZADA.
- Gargareje com ela.
- Lave pisos com ela.
- Lave seu carro com a ÁGUA AZUL SOLARIZADA.
- Regue suas plantas com ela.

Estas são apenas algumas das maneiras que temos para usar a ÁGUA AZUL SOLARIZADA. Seja criativo para encontrar novas maneiras de limpar com ÁGUA AZUL SOLARIZADA. A ÁGUA AZUL SOLARIZADA é uma das mais fantásticas ferramentas de limpeza.

PS: Seguindo o conselho acima, utilizo muitas vezes como remédio para dor de cabeça ou enxaqueca, colocando algumas gotas embaixo da língua. Utilizo também para lavar ferimentos, ou colocar em manchas de pele.

Algumas indicações da água solarizada colorida 

Anemia: Respirar e consumir alimentos da cor vermelha. Aplicação de luz vermelha na sola de cada pé por 5 minutos, prosseguindo pelo mesmo período pela barriga da perna, joelhos, coxas e base da coluna. Encerrar a aplicação, com a irradiação da cor verde ou azul, por alguns minutos. Beber água solarizada vermelha diariamente.

Ansiedade: Tomar banhos de luz, azul e verde no corpo todo e beber água solarizada.

Asma: Respirar e ingerir água na cor laranja e ter uma atitude mental positiva e otimista. Aplicar a cor laranja no peito e na garganta, por 10 minutos. Quando apresentar melhoras, usar a luz azul na garganta por 15 minutos.

Azia: Tomar banhos de luz amarelo e verde, localizados. A água solarizada verde pode ajudar amenizar a azia.

Bronquite: Beber água solarizada laranja alternando com suco de limão e laranja. Aplicar a luz laranja no estômago e abdome, por 10 a 15 minutos ou mais de acordo com as necessidades do paciente.

Cansaço: banhos de luz azul e verde no corpo todo.

Catarata: Respirar o raio índigo. Banhar os olhos com água solarizada índigo. Coloca panos embebidos na água solarizada índigo na fronte. Num segundo estágio, aplicar a cor índigo nos olhos e na fronte por 30 minutos.

Coceira: banhos de luz azul e verde ou compressas com água solarizada.

Conjuntivite: banhos de luz azul e violeta ou compressas com água solarizada.

Constipação: Respirar e tomar pequenas quantidades de água solarizada amarela. Aplicar luz amarela no estômago e abdome, durante 20 minutos, à noite e pela manhã.

Cortes: Aplicar água solarizada ou banhos de luz índigo para estancar a hemorragia.

Dispepsia: Respiração e ingestão de água com raios amarelos. Aplicar no plexo solar, durante 30 minutos a cor amarela, 2 vezes ao dia.

Dor de cabeça: banho de luz azul, localizado e ingestão de água solarizada, quantas vezes for necessário.

Dor de Garganta: aplicar luz azul na garganta durante 15 minutos, fazer gargarejos com água solarizada azul a cada 2 horas.

Espinhas no rosto: banhos de luz localizados azul e verde e banhos com água solarizada azul.

Falta de apetite: banhos de luz laranja, visualizar a cor laranja e beber água solarizada laranja.

Febres: Aplicar a luz azul no centro da inflamação e beber água solarizada azul.

Flatulência: Tomar, pequenas quantidades de água solarizada amarela entre as refeições.

Friagem: banhos de luz vermelha no corpo todo, beber água solarizada vermelha.

Inflamação nos ouvidos: Aplicar luz índigo e beber água solarizada índigo, 2 vezes por dia.

Insônia: Aplicar a luz azul e índigo e beber água solarizada azul.

Irritabilidade: Banhos de luz, verde e azul, no corpo todo e beber água solarizada (3 copos por dia).

Queimaduras
: Aplicar luz azul para aliviar a dor, beber água solarizada azul.

Rouquidão: Tomar água solarizada azul em pequenos goles. Aplicar luz azul na garganta a cada meia hora. Respirar o raio azul no amanhecer.



Prazo de validade

Depois de pronta, o tempo de validade da água pode variar, dependendo da cor com a qual tiver sido solarizada. Veja abaixo o tempo de duração de cada uma:

– Cores quentes, como vermelho, laranja e amarelo: se a água ficar na geladeira, a água deve ser consumida em até uma semana. Caso você armazene a bebida em temperatura ambiente, a validade é de, no máximo, dois dias.

– Cores frias, como azul, índigo e violeta: se a água ficar na geladeira, a água deve ser consumida em até uma semana. Caso você armazene a bebida em temperatura ambiente, a validade é de três a quatro dias.- Verde e rosa: a validade da água é de uma semana, seja em temperatura ambiente ou na geladeira.



Fontes de consulta:

https://gavetasdaalma.wordpress.com/2016/04/04/528/

https://www.eusemfronteiras.com.br/entenda-o-significado-das-cores-na-cromoterapia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário